quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A notícia é uma mercadoria


O documentário O Mercado de Notícias, do cineasta Jorge Furtado, que o Canal Brasil exibiu ontem, analisa através de treze renomados jornalistas brasileiros, a exemplo do saudoso Geneton Moraes Neto e Renata Lo Prete, Luís Nassif, Mino Carta, Bob Fernandes, Jânio de Freitas, Fernando Rodrigues entre outros, o papel da mídia e o seu comprometimento com a notícia além de sua influência na democracia.

Um fato é tratado com muita ironia e crítica por revelar o descuido com o noticia, a investigação, em nome do sensacionalismo e do objetivo a ser atingido que fica claro para todos eles, ou parte daqueles analistas.

A Folha-SP, em março de 2004, início do governo Lula, vale contextualizar o período pelo viés ideológico dado a noticia, publicou em sua primeira página, em destaque, uma possível obra valiosa de Pablo Picasso que estava em uma repartição do INSS, em Brasília.

A foto de frente de “A Mulher de Branco” mostrava no final do fotograma um quadro com a fotografia do Presidente Lula, algo corriqueiro a qualquer órgão público, como reverência ao presidente em exercício. Mas, em se tratando de um presidente “jeca”, ex-torneiro mecânico, a Folha queira marcar, no entanto, a ignorância e a baixa escolaridade da equipe presidencial.

Alguns jornalistas mais letrados e cultos, fora da redação da Folha, estranharam o fato e foram a campo pesquisar essa desimportância dada ao jornal a uma obra de tamanho valor cultural e monetário. Descobriram que quadro do INSS era um relé pôster da obra, emoldurado e exposto como mera decoração, já que o original se encontrava no Museu Guggenheim, em Nova York. Um ano depois, o jornal teve a decência de reconhecer a “mancada” e  publicar um “erramos”. 

Foto: A mulher de branco -Picasso

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