quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Henfil


Resultado de imagem para Henfil - documentário - fotos


Terminou domingo, 15 de outubro, o Festival de Cinema do Rio com alguns filmes brasileiros já ocupando as salas de exibição do país. Deverei ver alguns, mas não tão esperado como Henfil, documentário dirigido por Ângela Zé que retrata a trajetória do querido cartunista mineiro que marcou época no não menos saudoso Pasquim, nos anos 70.

Seu traço firme de crítico das mazelas nacionais e da própria ditadura militar, não perdoava aqueles que vacilavam perante a truculência dos milicos. Seus personagens como Graúna, o bode Orleana, o cangaceiro Zéferino, os mascotes dos clubes de futebol do Rio marcaram o seu humor corrosivo com a clareza de seus desenhos que pareciam ganhar vida no papel.

Talvez destes personagens os mais notórios e simpáticos tenham sido os “fradins”, Baixinho e Cumprido em que o primeiro vivia a sacanear com toda maldade previsível de um frade depravado o seu companheiro de batina. Guarda alguma semelhança com os Skortinhos do Angeli, só que aqui bem pior, ou não.

Outro personagem do Henfil que trouxe alguns problemas, inclusive a ele, foi Cabocô Mamadô, que chupava o cérebro de mortos-vivos da política e do meio intelectual e artístico que colaboravam com a ditadura militar. Neste samba entrou a querida Elis, por ter se apresentado em uma cerimônia da semana do Exército, talvez ele não soubesse que a saudosa interprete tinha sido ameaçada a comparecer ao evento. Elis entrou em depressão, mas depois de certo tempo e dos esclarecimentos se tornaram amigos.

Henfil foi uma das primeiras vítimas do HIV que começava a se manifestar no país. Hemofílico, como seus irmãos Betinho e Chico Mário, vivia preso a obrigação de fazer periodicamente transfusão de sangue, contraindo em uma dessas sessões o vírus letal, que também, viria atingir seus irmãos. Henfil merece ser visto, não apenas por nós saudosistas, mas por aqueles que nos precederam como geração.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário