sábado, 28 de outubro de 2017

Censura!

Acontece na cidade a 10ª edição do Festival Internacional de Artes Cênicas – Bahia, com produções locais, de outros estados e países. A exemplo do que aconteceu no último festival em que acompanhei várias peças, desta vez, não vai ser possível, mas mesmo assim ainda restam dois dias e por aqui tentarei tempo pra ver algum trabalho.

O FIAC sempre teve bom público em todas as suas edições, sem necessidade de qualquer apelo externo ao meio e as apresentações teatrais. Mas, uma autoridade judicial da cidade resolveu dar mais publicidade ao evento, proibindo a exibição que ocorreria ontem no Espaço Cultural da Barroquinha, da peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu. O trabalho mostra atriz transexual Renata Carvalho representando Jesus em sua volta ao mundo na pele de um travesti, discutindo questões em torno do gênero.

É uma censura claro, em torno de uma figura religiosa que é fartamente utilizada por um bando de vagabundos, travestidos de pastores, achacando incautos, sem que a justiça levante um dedo, tentando coibir, mas preservando um difuso estado laico. Essa laicidade que servem para acobertar pilantras, mas não serve para garantir a livre manifestação cultural, a liberdade de expressão. Sabe-se que a peça trata do tema, vai quem se dispuser a rever ou discutir seus dogmas religiosos.

Atitudes como essa, somada às agressões a Caetano, Chico e Gil nas redes sociais, a censura a uma exposição de um museu em Porto Alegre, reações iradas contra o ator que representou a obra da artista plástica Lygia Clark, no MAM do Rio, manifestações de ódio religioso contra os praticantes dos cultos afros formam um quadro preocupante de nossa sociedade e do nascimento da intolerância fascista, antidemocrática. E Bolsonaro ainda nem chegou!

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário