quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Liberdade para as pombas


O jornalista Anselmo Gois em sua coluna de hoje em O Globo, informa que o Instagram retirou de suas páginas a capa do disco Jóia de Caetano, postado por algum usuário de suas páginas. Possivelmente a retirada deveu-se a capa do disco em que Caetano, sua esposa Dedé e seu filho mais novo, Moreno, aparecem pelados em pose frontal. Caetano tem a nudez atenuada com uma pomba cobrindo as suas “vergonhas nacionais”

Aliás, essa mesma capa sofreu algum tempo depois de seu lançamento em 1975, a censura da ditadura militar, que mandou a gravadora retirar das lojas todas as unidades vendidas. O disco voltou às lojas, mas sem a capa que mexeu com a moral dos censores, mas com uma capa branca onde as pombas voavam livremente. Só as pombas.

Lembro de ter conseguido o disco original, não por alguma intuição quanto a este gesto censório, mas por ser cliente de uma loja de disco na Praça da Sé, A Modinha e receber de um de seus vendedores que sempre me atendia, para conhecimento ou compra os novos discos daquele dia ou semana.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário