sexta-feira, 13 de julho de 2012

De onde vêem os vices.


Não votei na eleição em que Jânio Quadros se tornou presidente do país, cavalgando uma vassoura com que faria a limpeza do país. A limpeza continua ainda por ser feita e vassoura serviu para que usasse como meio de transporte e fuga da presidência num episódio de nossa história que nunca foi bem explicado, a não ser que “forças ocultas” possam sinalizar algum problema tão grave assim que justificasse a covardia. Na ocasião os vices de cada chapa eram votados independentes da “cabeça de chapa”. Assim, Jânio que era de uma coligação de vários partidos, teve como vice eleito o cunhado de Brizola, o Jango, candiadto de outra chapa e cuja posse deixou setores da linha dura militar a ver fantasmas, aliás, a própria sombra. Mas isto é história e não vem ao caso, já que a questão é a eleição ou não dos vices.

Por meio destas manobras legislativas, tão próprias, o Congresso Nacional acabou com a eleição do vice, deixando-o atrelado a vitória do candidato majoritário. Resumindo, a zona era tudo que eles queriam, até por que prestavam uma homenagem a origem de muitos de seus pares que tornaram o cargo de vice em um monopólio da família, uma espécie de nepotismo consentido. Candidatos em disputas a cargos como a presidência da república, governador, senador, prefeito valeram-se do que tinham em mãos e foram distribuindo uma “boquinha” para um filho abestado, um cunhado enconstado, uma mulher de forno e fogão, uma secretária e amante, o ex-esposo de sua atual esposa enfim, aberrações constitucionais compatíveis com o governante ou legislador eleitos.

A CPI do Cachoeira fez a sua primeira vítima com a cassação do Senador Demóstenes Torres, pelo Senado Federal, por suas ligações com o contraventor Cachoeira. O seu vice e que irá substituí-lo com a vacância do cargo é ninguém menos que o Senhor Wilder Moraes, também filiado ao DEM, e ex-esposo da atual mulher de Demóstenes Torres, além de reconhecidamente agradecido ao contraventor Carlos Cachoeira, por tudo que tem na vida, conforme escutas telefônicas realizadas pela Policia Federal. Durma-se com um barulho desses! Em família tudo se sabe.

Foto: O ex-presidente João Goulart (Jango)

Nenhum comentário:

Postar um comentário