terça-feira, 31 de julho de 2012

Londres 2012 como espelho a Rio 2016


A bonita festa inglesa que ocorre em Londres por conta das Olimpíadas 2012 e que teve sua abertura na sexta feira, 27.07, teve um dado olímpico pouco citado e muito a ser comemorado e principalmente a ser refletido por nosso país que promove evento semelhante em 2016. Esta reflexão terá que partir dos órgãos fiscalizadores das contas públicas, como Tribunal de Contas da União, Corregedoria Geral da União, Advocacia Geral da União e todo este instrumental de análise dos gastos em obras públicas, as condições de licitações dessas obras, a idoneidade das empresas licitadas, mesmo sabendo que parte delas já se encontra em execução e que só Deus pode nos salvar dos donos do alheio. Mas não se pode deixar as portas dos cofres escancaradas como costuma acontecer sempre nas grandes obras.

Todo este desejo de ver coibidas tantas práticas odiosas de apropriação indébita por empresários em conluio com políticos nasce não apenas pela ilegalidade do gesto, mas pela perda de verbas que poderiam ser alocadas em nossas tão claras prioridades sociais. Na Inglaterra, as obras olímpicas ainda em andamento tiveram redução de seus custos em 20% por conta da crise europeia, mas principalmente da quebradeira de países membros, sem que houvesse perda na qualidade e importância das obras em fase de conclusão. Mesmo não fazendo parte da Euro e tendo sua moeda fora de seu sistema monetário, a Inglaterra preferiu a prudência ante o furacão que abala a economia da Europa e que não excluirá a Grã Bretanha das consequências desta crise que se alastra, chegando bem próximo de quem parecia deter as rédeas do seu controle, a Alemanha.

Que o exemplo sirva ao nosso país que não pode imaginar viver num mar de tranquilidade ante a turbulência internacional que afetará a todos, ainda que em diferentes gradações. Somos tão desiguais, como políticos e administradores que não custa nada imaginar que o inesperado faça uma surpresa e afaste do caminho da Rio 2016, a ladroagem que nos espreita a cada esquina

Nenhum comentário:

Postar um comentário