terça-feira, 26 de maio de 2015

Casarões demolidos


Prefeitura Municipal de Salvador demoliu três prédios históricos, tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Ladeira da Montanha devido ao risco iminente de desabamento, como forma de preservar a população residente nas proximidades, de novas tragédias. São muros, fachadas de casas já desmoronadas que não fazem parte de um conjunto arquitetônico, nem individualmente trazem qualquer valor que justifique a preservação.

Aliás, estes organismos internacionais e mesmo os nacionais, como o IPAHN, se preocupam tanto com a permanência de velhos casarões seculares em cidades históricas, como a nossa, não põem a disposição recrusos financeiros suficientes que possam viabilizar não apenas o seu tombamemnto, mas a sua recuperação, dando-lhe uma função de utilidade pública. 

É triste, historicamente, os seus desaparecimentos, mas a simples manuntenção de verdadeiros monstrengos, casas assombrações, caindo aos pedaços, não se justificam como parte da paisagem urbana, nem podem significar risco para a população e visitantes. 

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário