quinta-feira, 14 de maio de 2015

Guia prático da baianidade nagô

- Baiano que é baiano fala porra a cada seis palavras. Como diz o 'embaixador' Renato Fechine (um paraibano que abaianou de vez), porra na Bahia é adjetivo, substantivo, interjeição, adjunto adnominal e advérbio de modo, de tempo, de lugar, de intensidade, da porra toda.
- Pegar ou bater um rango e filar a bóia significam a mesma coisa, ou seja, almoçar, comer, matar quem tá te matando. 
- Baiano que é baiano não bebe. Come água. Fica em águas. "Ontem Fulano estava in água dura". Tradução: estava trêbado, pra lá de Maracangalha. O baiano, quando chama um brother pra beber, fala: "Rumbora cumê água véi". 
- Baiano que é baiano engole a letra "d" do gerúndio: - Qué qui cê tá fazeno aí porra? -Eu tô durmino caralho... Caminhano e cantano e seguino o trio elétrico... 
- Numa roda de baianos e baianas, quando alguém chega após ter tomado banho, alguém sempre diz: "Ói paí, chegou toda tomada banho maluco". Traduzindo: "Ela chegou limpinha, cheirosinha". 
- Baiano que é baiano sabe o que é nestante. É "nesse" + "instante" = daqui a pouco. 
- Baiano que é baiano fala horas de relógio. "Fiquei duas horas de relógio esperando aquele filadaputa". Em geral, fala-se "horas de relógio" quando se quer enfatizar atraso, demora. 
- Baiano fala na moral em vez de, por favor... "Pega isso aí pra mim, na moral". 
- Baiano vive dizendo que Sergipe é o quintal da Bahia... E o sergipano adora a Bahia e os baianos. O baiano de Salvador parece não querer ser nordestino e esculhamba o sotaque de sergipanos, alagoanos, pernambucanos, cearenses, potiguares, paraibanos... (não deveria ser assim, mas é, infelizmente). 
- O baiano, quando tá indo embora, não diz "tô indo"; ele diz "vô chegar". 
Não vai embora, se pica. "Vou me picar", "vou abrir o gás" significa "vou cair fora". 
- Na Bahia, é comum você tratar um amigo, um colega ou um desconhecido de "pai". Se for mulher, "mãe". "Venha, pai". "Venha, maínha". Também é comum tratar um desconhecido como "maluco", mas é uma forma carinhosa. "Vai, maluco quebra essa pra mim". 
- Quando se diz "A reunião não teve um pé de pessoa", se quer dizer que a reunião não teve ninguém.

Fonte: Email recebido

Nenhum comentário:

Postar um comentário