domingo, 10 de maio de 2015

Chico e Caetano em tese

Em sua tese de doutorado na UNICAMP, a paulistana Daniela Vieira mergulhou nas letras de 33 canções de Caetano e Chico das décadas de 1960 a 1990, para tentar descobrir as motivações estéticas e politicas destes dois ícones da MPB no período.

Segundo ela, a nossa música nos anos 60 esteve vinculada a diferenciados projetos de nação. Enquanto Caetano fazia referência ao projeto nacional popular em Samba em paz (“o samba vai crescer/quando o povo perceber/que é o dono da jogada”) que está mais afinada com o ideário de conscientização do povo para a tomada do poder. Já Chico neste mesmo período se mostrava às vezes critico com as canções de protesto.

Já nos anos 70, Chico assume voluntariamente ou não o papel de porta voz das atrocidades cometidas pela ditadura militar, com um certo tom melancólico em suas composições. Caetano já com a carreira consolidada pelo tropicalismo compõe canções alinhadas à perspectiva da contracultura e do desbunde, levando às últimas consequências o luxo com os pressupostos marxistas que formaram grande parte da produção musical dos anos 60. 

tese é interessante e merece este aprofundamento com as ressalvas que podem advir de certos posicionamentos inerentes aos dois grandes artistas. 

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário