quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Eparrei Iansã!


Domingo passado estive no Largo do Pelourinho, acompanhando as solenidades em louvor a Santa Bárbara, o inicio das festas populares de Salvador. Mas, guardando a distancia regulamentar entre o sagrado e o profano pra não repetir uma das minhas últimas participações no evento, em que fui largado pela santa em meio aos maloqueiros que infestam o local, mesmo tendo passado na igreja, vestido camisa vermelha e recebido passe de uma mãe de santo.

Naquela ocasião, como em tantas outras, por “saecula saeculorum”, transitava sem sobressalto pelas proximidades do Mercado de São Miguel, quando avistei ao longe a procissão se dirigindo em direção ao mercado, carregando o andor de Santa Bárbara. Sem que me desse conta do perigo, de repente fui envolvido por uma multidão, a tempo de colocar a carteira na cueca e uma cédula de R$20,00 no bolso fundo da calça que usava, para o consumo de cerveja nas barracas do evento

A multidão crescia, os vagabundos fervilhavam e eu cada vez mais pressionado sobre a parede em meio a pedidos de desculpas que faziam parte do achaque, com tons de civilidade. Entre todos e tantos "empurra-empurras" consegui, com muito esforço, me desvencilhar daquela turba, misto de fieis e “sacizeiros”, e respirar ares de liberdade e de desejo de uma gelada.


Ao tentar puxar os R$20,00 do bolso frontal da calça, fui surpreendido com a sua ausência e a constatação que tinha sido roubado por aqueles religiosos 171. Ainda hoje imagino a habilidade daquelas mãos, já que em nenhum momento senti estar sendo bolinado e que, se além da grana tivessem também levado o saco, só notaria quando fosse ao sanitário do Bar de Dona Val, na Barroquinha. Eparrei Iansã! 


Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário