quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O vento lá fora


Muito bom, acordar quinze pras cinco da manhã, ligar o Canal Brasil e ouvir Fernando Pessoa e seus heterônimos, nas vozes sensíveis e emocionadas de Cleonice Berardinelli, professora da USP e a mais categorizada autoridade brasileira da obra do poeta português e, a nossa Maria Betânia, pioneira na utilização de seus textos em seus espetáculos.

Essa demonstração de leveza, boa palavra, está no documentário O vento lá fora, em que as duas personalidades foram filmadas lendo os poemas, em preto e branco, aliás, um achado na sobriedade e elegância da gravação, realizada no auditório da gravadora Biscoito Fino, no Rio.

Por já conhecermos Betânia e a dramaticidade que ela imprime aos textos que lê, fiquei mesmo embevecido com a clareza, não apenas de dicção, mas da emoção contida nas expressões da Professora Cleonice e o seu rosto marcada por rugas, muitas rugas, mas sem comprometer a ternura dos versos e sua métrica. Levantei bem mais leve, para enfrentar um dia pesado, se ele vier. Viva Pessoa!

Foto: Cleonice Berardineli e Maria Betania

Nenhum comentário:

Postar um comentário