quarta-feira, 2 de julho de 2014

Nasce o sol a 2 de Julho

Se lá estivesse, lá estaria como sempre estive no cortejo do Largo da Lapinha à Praça Municipal, acompanhando os carros dos “caboclos” na comemoração do “2 de Julho - Independência da Bahia”, na festa cívico-popular mais importante da cidade, logo atrás das festas profanas do Bonfim e do Carnaval

Não que o 2 de Julho não tenha a sua própria profanação, pela presença intrusa de políticos em busca de visibilidade, medição de sua popularidade ou avaliação de a quantas anda a sua rejeição perante o eleitorado a ser conquistado ou recuperado. O que quer que eles tenham observado ou aferido não deixam escapar dos rostos um riso amarelo de vergonha ou de cinismo, enquanto a claque organizada e paga tenta abafar os apupos com palmas e palavras de ordem e bandeiras desfraldadas. Não deixa de ter o seu lado cômico e grotesco.

Mas, a galera mesmo vai compensando o calor ou afastando a garoa da chuva com latas de cerveja na rua ou nos bares do percurso, que são muitos e tantos como o de “Seo Manoel”, já nas imediações do Barbalho. Ali, devido a frequência com que compareço ao seu estabelecimento espanhol, a cada cortejo, já desfruto de certas regalias, como copo de vidro, sanitário, tira-gosto de paella, mesa e cadeira ante um espaço congestionado, lotação esgotada, como torcida argentina.

Grande “Seo Manoel”! Este ano não pude bater o ponto no trajeto, mas no próximo ano os “caboclos” terão a minha presença da Lapinha a Praça Municipal, bem como à tarde, desta até o Campo Grande.

Foto: Festejos do 2 de Julho     

Nenhum comentário:

Postar um comentário