quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Notícias do exílio

“A família de Caetano se esforçava em conseguir uma brecha para que ele pudesse voltar ao Brasil. Com o intuito de reconhecer o terreno, Caetano decidiu ir ao Brasil para a comemoração dos quarenta anos de casamento de seus pais. Conseguiu visto de um mês. 

Veio com Dedé e Sandra, em 1971, e Gil ficou em Londres. Assim que chegou ao Rio foi preso no aeroporto e levado para um interrogatório. Dedé foi do aeroporto direto para a casa de Maria Betânia e, junto a outros amigos ficou aguardando a sua chegada.

O interrogatório durou seis horas. Os militares queriam que Caetano fizesse uma música em louvou à construção da rodovia “Transamazônica” e ele se recusou. Também exigiram que, neste mês de permanência no Brasil, ele não cortasse o cabelo ou tirasse a barba, para aparentar “normalidade” e desfazer qualquer ideia de que os militares estariam fazendo algum tipo de pressão. 

Depois de fazer sondagens, gravar um show com João Gilberto e Gal Costa, passar um tempo na Bahia, Caetano voltou a Londres, apenas para buscar suas coisas e retornar em seguida para casa, o que fez no final de 1971”.

Foto: Caetano - 1971

Nenhum comentário:

Postar um comentário