segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Os sírios estão chegando

A imagem daquela criança síria boiando morta em uma praia da Turquia não pode ser esquecida nunca, jamais e deverá vagar sempre em nossa memória como símbolo de nossa capacidade, adormecida talvez, de sentir compaixão, de tolerar divergências, de acolher o irmão, como vem pregando o Papa Francisco. Façamos tudo o que pudermos, um gesto, uma palavra, um prato de comida, um cobertor para aqueles que fogem da guerra e da fome, como sírios e africanos que batem às portas do mundo em busca de abrigo e paz, não achando nem uma coisa, nem outra.

Os primeiros sírios que chegam ao nosso país, vítimas do conflito, estão se localizando, por enquanto no Paraná. Embora em condições semelhantes àquelas que os mexicanos ou de outras nacionalidades se aventuram quando migraram para o território norte-americano, se sujeitando a pagar quantias elevadas pela entrada, numa espécie de tráfico humano. Os sírios estão passando o mesmo por aqui, até que o governo e a Policia Federal intervenham coibindo a desumanidade destes, denominados, coiotes.

Outros já se estabeleceram há mais tempo e já possuem residência, fixa, trabalho e uma convivência amistosa, embora com certa resistência inicial, hoje já desfrutam dessa hospitalidade brasileira e exercem livremente suas atividades religiosos como mulçumanos que são, com edificações de templos e casas de oração para o islã.no estado. Basicamente em cidades como Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão, Dois vizinhos entre outras.

Foto: Sírios em fuga

Nenhum comentário:

Postar um comentário