segunda-feira, 23 de maio de 2016

Me chamo Zélia!


Surpresa com os maus modos e o destempero do sambista Roque Ferreira, a cantora Zélia Duncan divulgou o texto abaixo onde coloca o sambista baiano em seu lugar e, esclarece a sua posição diante do samba que ele se imagina guardião e dono do ritmo:

"Tenho muita admiração por Roque, nesse aspecto sempre fui Roqueira. Fui num show seu há anos, falei com ele ao final, emocionada. Levei pro meu trabalho com Simone um de seus sambas, que gravamos sem sua oposição. Depois ele me enviou um cassete pra virarmos parceiros, talvez ele não lembre, nos falamos ao telefone com carinho recíproco. 

Quando estreei como roteirista do Prêmio, o texto que fiz sobre ele era muito reverente. Me entristece o que está havendo, pois rótulo é coisa de gente que pensa pequeno, é fundamentalismo musical. Me chamar de roqueira me orgulha, mas não me traduz. 

Conheço bem o trabalho de Roque, mas ele não me conhece. Sou filha de baiano, sempre amei o samba. Já cantei com Martinho, Beth, Fundo de Quintal, Ana Costa, Arlindo Cruz, Paulinho da Viola… sou parceira de vários deles. Sou uma intérprete e canto o que eu quiser, liberdade conquistada com muito suor. 

Me chamar de "oportunista" mostra um ressentimento que não condiz com a poesia de sua obra. Uma decepção imensa. E o mais irônico de tudo, é que não me chamo Roque, me chamo Zélia!" 

Foto: Zélia Duncan

Nenhum comentário:

Postar um comentário