segunda-feira, 23 de maio de 2016

Muito que andar por ai


Há uma coleção de livros que lista várias atitudes para serem tomadas antes de morrer. Assim surgiu a serie 1001. “1001 discos para ouvir antes de morrer”; “1001 livros para ler antes de morrer”; “1001 lugares para conhecer antes de morrer”; “1001 lugares para fazer sexo antes de morrer”; “1001 filmes para ver antes de morrer”; 1001 peças de teatro para assistir antes de morrer e assim as opções mais inusitadas possíveis vão surgindo ao gosto do freguês.

Já folheei em uma livraria o livro “1001 discos...” e pude conferir em algumas páginas a abrangência da escolha de críticos internacionais para a divulgação da lista final. Como era de se esperar, a participação de artistas americanos e ingleses na lista é quase majoritária e há o predomínio do jazz, pop, rock, cantoras negras americanos, country, piscodelia, muito Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Bob Marley e o som rolando sem parar. Impossível que não houvesse brasileiro na parada, pelo menos um João Gilberto ou um Tom Jobim, mas há e, muito mais. 

Pelo lado"brazuca" também comparecem Construção de Chico, Circuladô de Caetano, Gil & Jorge, dos próprios, Sepultura, Milton e até as esquisitices de Carlinhos Brown. Mas música brasileira está mesmo muito bem documentada em um trabalho do ex-critico de O Globo, Antonio Carlos Miguel, que formou uma discoteca básica de nossa música com a análise de 500 CDs da rica e variada produção musical brasileira pelos seus compositores e interpretes. Tá todo mundo ali.

Tô pensando em acompanhar a serie 1001 lugares para conhecer antes de morrer. Se no meio de percurso a bruxa com seu cutelo ameaçador mandar aviso ou me procurar, digo que estou passando por Gramado e Canela o que corresponde ao 57º lugar, tendo ainda muito que andar e a “coisa feia” prá esperar. 

Foto: Canela - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário