terça-feira, 5 de julho de 2016

A vida louca da MPB

O jornalista Ismael Caneppele com o auxilio do multifacetado Nelson Motta juntou 17 personalidades de nossa música popular, no livro A vida louca da MPB, traçando de cada um deles um pequeno perfil de suas atribuladas vidas. A escolha não foi aleatória tinha um fio condutor, uma identificação entre os escolhidos, a soma exagerada de álcool, drogas, sexo, tragédia e dor. 

Assim tanto Dalva de Oliveira como Cássia Eller, Maysa e Vinicius de Moraes, Wilson Simonal e Renato Russo, Orlando Silva e Cazuza, Nelson Cavaquinho e Itamar Assumpção, Carmen Miranda e Tim Maia pessoas aparentemente díspares guardavam entre si não apenas a genialidade de artistas incomuns, mas a fúria louca com que moldaram suas passagens entre nós.

As agressões sofridas por Dalva, pelo seu marido Herivelto Martins; a perda de parte do pé por Orlando Silva que o fez manco; a troca da vida aristocrática da família Matarazzo feita por Maysa, pelas noites e bares do Rio; a glória e o ocaso de Wilson Simonal sob às suspeitas de ser informante do DOPS, na época mais cruel da ditadura; a venda de sambas por Nelson Cavaquinho em troca da sobrevivência e da manutenção do vício, tudo isso são componentes de vidas regadas a álcool, cocaína, morfina e som. Foi parte da vida de nossos artistas geniais.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário