domingo, 3 de julho de 2016

Que salário é esse, papai?

O cortejo do 2 de julho sempre serviu de palanque para políticos em ano eleitoral, ou não, testar a sua popularidade. Alguns são aplaudidos, outros vaiados e outros temendo a ausência de apupos ou aplausos contratam sua própria claque pra zoar cornetas e bater o bumbo antes e durante a sua passagem.

É certo que não foi ACM, o “velhote inimigo que morreu ontem” que institucionalizou a prática, mas deu a ela uma conotação de espetáculo dentro do espetáculo que é o próprio desfile cívico-popular, que virou palanque pra qualquer Isidório da vida política, aferir o seu nome como candidato a qualquer coisa. E com eles vierem os protestos, até porque como irmãos siameses esperam respostas de promessas jamais cumpridas.

Ontem por exemplo, se protestou contra tudo e todos. Protestaram médicos motoristas e cobradores de ônibus, mulheres violentadas, moto-taxistas, funcionários do SUS e Fora Temer! Professores da UFBA e Universidades estaduais, gays, lésbicas e simpatizantes, concursados esperando chamado e Fora temer! Aposentados, pacientes do INSS, funcionários dos Correios, da Cesta do Povo, moradores do IAPI, Mata Escura e Pero Vaz e Fora Temer!

E com os protestos vierem os cartazes e bordões, entre os quais um deles me chamou atenção: “se cuida imperialista/A América Latina vai ser toda comunista”, de um grupo que pregava a rebelião popular, com o povo no poder, essas utopias. O espanto meu, veio da dúvida, quase certeza, que entre aqueles protestantes a maioria deles era incapaz de explicitar o que fosse imperialismo, muito menos comunismo. Mas também havia muito bom humor, como um cartaz com a frase que dá titulo ao post: “Que salário é esse, papai?

Foto: Cortejo do 2 de Julho


Nenhum comentário:

Postar um comentário