terça-feira, 19 de julho de 2016

Afastem de mim essas quinquilharias!


Sempre que passo em determinados pontos turísticos da cidade como Terreiro de Jesus, Igreja de São Francisco, Igreja do Bonfim, Largo do Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, em geral na alta estação, sinto, mesmo sem ser abordado, o desconforto a que os nossos visitantes são expostos nestes locais.

São bandos de ambulantes, ciganas, pedintes cercando turistas oferecendo fitinhas do Senhor do Bonfim, chapéus, correntes, passeios de escunas, colares, roletes de cana, pulseiras e leituras de mãos que creio embaralhar o juízo do mais comedido visitante. Isto sem falar nos pivetes que nada têm a oferecer além de suas habilidades criminosas em afanar um celular, uma máquina fotográfica, que se intrometem entre os vendedores para as suas práticas delituosas.

Sei que estes ambulantes são cadastrados e até mesmo treinados de como proceder estas abordagens, mas a competição é acirrada e o que o foi aprendido nos cursos ou nas aulas práticas, por prepostos da prefeitura, acabam sendo tragados na disputa pelo cliente. Mesmo moreno, mulato, já fui vítima dessas abordagens desagradáveis,  mas que costumo me desvencilhar com um “sou da área”, mesmo que os óculos escuro e o chapéu panamá possam queimar a imagem. 

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário