quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Aquela noite com Janis Joplin

O documentário Janis – Little Gril Blue, ou simplesmente Janis, que está em cartaz, nos cinemas de Salvador, em torno da figura emblemática para o rock dos anos 60, da cantora Janis Joplin, me trouxe a lembrança uma experiência sensorial de motivações etílicas ou de fumo de procedência pouco convencional, em que estaria presente a inesquecível cantora americana. 

A sua passagem por Salvador, mais precisamente pela comunidade hippie de Arembepe, no inicio dos anos 70, em busca de paz, após um fuzuê que protagonizou em Ipanema, fazendo topless em suas areias ou sendo expulsa do Copacabana Palace após nadar nua na piscina do hotel “metido a besta” da famosa praia carioca, rendeu histórias, inclusive essa.

Em Arembepe, Janis estaria entre os seus, estaria porque a noticia corre ainda hoje na comunidade como lenda ou com afirmações emocionadas de quem com ela conviveu, os hippies remanescentes de Arembepe. Convenhamos então que Janis esteve por aqui, até para fazer jus a minha alucinação de tê-la encontrado em uma noite de verão, em uma rua deserta do Costa Azul (ou seria Boca do Rio!).

Após a comemoração do aniversário de um colega da construtora dinamarquesa Chistiani Nielsen, no Costa Azul, nos intermináveis anos 70, caímos prostrados no coqueiral de Jardim de Alah e ali continuamos a farra com Campari, Conhaque Macieira e cigarros de um matinho, que não era a grama. Já nos preparando de volta pra casa, fui até uma barraca comprar cigarros convencionais, quando no retorno ao encontro do grupo, fui abordado por uma jovem. 

Cabelos fartos e encaracolados, grandes óculos redondo, larga mochila a tiracolo, baixinha, trajes anos setenta e, num inglês, que o meu ginasiano decifrou: “give me a cigarette, please”. Era Janis Joplin! Ela ainda engatilhou algumas palavras talvez de agradecimentos, mas em seguida se afastou em direção à Itapuã.

Foto: Janis Joplin

Nenhum comentário:

Postar um comentário