sexta-feira, 2 de março de 2012

Baticum!


A Rádio UOL, que ouço regularmente, sempre me está pondo em contato com músicas que permanecem adormecidas em minha memória pelo fato de muito tempo sem ouvi-las, mas que a primeira audição já me leva a procurar em download, para baixar. Foi agora, recentemente, que ouvindo Baticum, uma composição de Chico e Gil, gravada pelo tropicalista em seu disco “O eterno deus mu dança”, que me lancei a sua busca, já que meus discos, CDs e LP’s, estão em Salvador. Logo encontrei o Baticum, na verdade um baticum sem procedência e gravei mesmo assim.

Hoje pela manhã, em minha caminha diária, MP4 colado ao ouvido, chamou a minha atenção a canção que ouvia identificada como Baticum. Surpreso constatei que não era o Baticum de Chico e Gil, mas um outro Baticum tão esperto quanto ao dos eternos compositores, mas gravado por uma outra voz, também nova. Saí a campo e descobri a interpretação de Pedro Miranda, uma das vozes renovadoras do samba na Lapa, assim como outros jovens que se propuseram a esta tarefa de não deixar o samba morrer. O Baticum do jovem cantor é de autoria de Mauricio Carillo e Paulo César Pinheiro que em versos sensuais descreve o encanto e a sedução que uma cunha lhe causou:
...
Aquela nativa
Amiga dos bichos
Também tem caprichos
Como qualquer um.
Aquela indiazinha
Cunhã de uma figa
Adora cantiga
Que tem baticum
Por isso é que eu canto
Cabocla morena
Na noite serena
Bebendo cauim.
Um dia eu te atraio
E faço contigo
Umbigo com umbigo
Nosso curumim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário