sexta-feira, 16 de março de 2012

Faxineira das Canções


Ouvinte diário do Jazz e Tal, link do Blog do Noblat, e da Rádio UOL sempre estou me surpreendendo com a audição de canções que mesmo conhecidas permanecem adormecidas em minha memória, como já manifestei em outras situações idênticas. Desta vez a grata surpresa veio de um dos últimos discos gravados pela Divina, Elizete Cardoso, em parceria com o também saudoso Rafael Rabello, mas precisamente da primeira faixa de Todo o Sentimento que é a regravação de uma canção que a Joyce dedicou a Enluarada, Elizete, a música Faxineira das Canções. A faixa original foi gravada pela primeira vez em 1986 no CD Luz e Esplendor em comemoração aos 50 anos de carreira de Elizete:                     

E assim esfrego o chão da minha alma/Até vê-la mais brilhante
Do que sala de jantar
Que é pra bem receber os convidados
Que começam a chegar.
E quem me vê no palco tão serena
Tão segura e poderosa
Radiante de emoções
Não pode adivinhar o meu trabalho:
Faxineira das canções

A faixa Faxineira das Canções dá título também a uma caixa contendo os 04 últimos discos de Elizete, lançados pela Biscoito Fino e que talvez resumam tão bem o seu oficio de intérprete que burila, cuida, limpa as canções antes de apresentar aos admiradores de seu inesquecível trabalho. Elizete é mesmo uma cantora das antigas, da mesma linhagem digna, comovente e arrebatadora de Dalva, Ângela, Carmen Costa, Nora Ney, Isaurinha Garcia, para quem cantar era de fato fazer com o coração uma faxina na voz, no canto, nas canções para que elas só elas pudessem brilhar enquanto a sua interpretação se fizesse ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário