quinta-feira, 22 de março de 2012

Tantas almas esticadas no curtume


Tão brutais e tristes quantas foram as cenas jogadas nas salas dos brasileiros, domingo passado em reportagem do Fantástico, da TV Globo, em que vagabundos privados mancomunados com pilantras públicos mostravam um dos ralos por onde escorre o suor nacional, foram as imagens da seca no sertão nordestino. No interior do pequeno estado de Sergipe populações rurais com os olhos embotados mostravam o que restou de suas diminutas plantações e a situação agonizante de duas ou três cabeças de gado, ainda vivas ou tentando sobreviver. Uma delas, cadavérica, a carcaça coberta com um couro esturricado não mais se sustentava em pé. A proeza de trazê-la a sua posição natural só era conseguida com a ajuda de cinco roceiros, portando dois pedaços de madeira presos a uma lona que colocada por baixo da barriga e, num esforço gigante, botava o animal em pé, enquanto uma velhinha magra o empurrava pelas ancas como um carro velho no atoleiro.

Os fatos e as imagens desgraçadamente se tocam ou se tangenciam naquilo que há de pior em nossos administradores públicos e na insensibilidade com que a malversação dos recursos públicos acontece nas mais variadas esferas ou algemas. São servidores públicos venais como gestores de qualquer cacete armado, são deputados que incham o orçamento da união com projetos que jamais chegam ao seu destino, são ministros que alocam em seu estado toda a verba disponível para a prevenção das calamidades ocasionais, enfim, nada que sobre se não sentar no meio-fio e chorar. Quanto à vaca esquálida no meio do deserto nordestino, esta também “é a conta menor que tiraste em vida”; uma vida severina, como a de seus aboiadores.  

2 comentários:

  1. ... mas aí quando é a vez do povo, eles votam no Tiririca... assim fica mais complicado ainda né?! A culpa é mais do povo do que da política! Se vc não sabe em quem votar, peça ajuda a um universitário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla,agradeço a sua visita ao nosso modesto blog. Mas, prá seu governo, Tiririca foi escolhido como um dos 10 deputados mais atuantes da última legislatura. O preconceito não é um bom aliado quando se procura entender o "nosso belo quadro soscial".
      Abs.

      Excluir