sexta-feira, 23 de março de 2012

Qualé o pente que te penteia!


O cara tem fama, dinheiro, mora em palácio, tem o mundo os seus pés e os pés na bola, como alguns jogadores de futebol brasileiro, na Europa, mas não é tudo. Parece que falta naquele mundo, o dele, um utensílio doméstico, simples, barato, essencial que é o espelho. Assim, veria o quanto ficou medonha a sua imagem refletida, antes de se expor aos seus amigos e seus adoradores. O cabelo topete de Robinho, por exemplo, além do ridículo em si, me remete ao calvário da nêga Helena, auxiliar de cozinha do pensionato onde morei nos Barris, quando vim para Salvador.
Helena, a cada tarde de sábado, se submetia a um ritual de tortura, que naquela época nos remetia a outros mundos sombrios de sofrimento e dor, sob as mãos de Lia, pelo puro prazer de fazer aquela imensa massa de cabelo pixaim, em algo móvel, pelo menos frente ao primeiro redemoinho que lhe passasse em frente em seus passeios noturnos.

O aparelho alisador tinha o formato de alicate, em cujas extremidades das hastes de ferro havia duas placas de abas largas que colocado nas bocas do fogão adquiria a aparência de que seria fundido se demorasse mais alguns minutos em contato com o fogo. Quase em brasa, o alicate fumegante, era pressionado em madeixas previamente selecionadas do cabelo de Helena, que próximo ao couro cabeludo era arrastado até as pontas. Um insuportável cheio de algo queimado invadia a área de serviço, a sala, os quartos, a rua, enquanto Helena gritava, rangia os dentes, chorava, mas não desistia de balançar as suas madeixas um minuto que fosse.      

À noite, no momento em que tomávamos café na sala, Helena passava por todos em busca da noite. Irreconhecível em seu vestido estampado, boca vermelha, sapato alto e os cabelos ao vento até que a manhã de domingo lhe trouxesse de volta com os cabelos estropiados até a próxima sessão de tortura.
Nunca mais se soube de Helena, mas provavelmente tenha aderido ao “mega hair”, a peruca ou a escova definitiva, a estas modernidades capilares que Robinho já teria resolvido com a simples compra de um espelho. Não se pode ter tudo impunemente.

Postado no blog Bazo Borges da IG em 14.07.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário