terça-feira, 1 de maio de 2012

01.05.1981 - Riocentro - 31 anos depois


O governo militar nascido do golpe de 64, já sinalizava sua exaustão pondo em prática um processo de abertura do regime, em que a Lei da Anistia era o ponto mais visível, mesmo que impreciso em seus objetivos. Mas havia forças ocultas, mas nem tanto, que eram contrárias a esta distensão política e, nos subterrâneos das casernas tramavam contra a tal da abertura política costuradas por generais, por um momento da história, linha branda, como o Golbery do Couto e Silva.

A mais notória manifestação contra a abertura do regime se deu, mas não se consumou, com um atentado preparado por forças da repressão contra um show em comemoração ao primeiro de maio, no Riocentro, em 30 de abril de 1981. Artistas de ponta da MPB se apresentaram por horas seguidas até nascer o sol do dia 1º de maio de 1981. Chico Buarque, Beth Carvalho, João Nogueira, Alceu Valença, Clara Nunes, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ivan Lins, Gonzaguinha, Jards Macalé e muito mais.

Do lado de fora, no estacionamento, um Puma com dois militares do DOI-CODI cumpriam uma missão desumana de fazer explodir dentro do Riocentro duas bombas cujo teor de detonação apenas um dele precisou. Já que uma das bombas explodiu no colo do militar que estava no banco do carona, enquanto a outra que explodiria na casa de força do Riocentro para interromper o fornecimento de energia, encerrando o show, mesmo explodindo não cortou a iluminação, nem foi percebida pela multidão de jovens que assistia o espetáculo. Caso o intento dos militares terroristas tivesse sido atingido, ainda hoje se lamentaria o número de mortes em um atentado perpetrado por militares “linha dura” que queriam o endurecimento ainda mais do regime.

Graças Deus, o céu fez justiça, justiçando quem de fato merecia. Mas a nodoa continua em cada Primeiro de Maio que se comemore, como manchou ainda mais o já nebuloso período da ditadura militar, que logo se esfacelaria de podre e de recusa por parte da população civil. 

Show do Riocentro - Ziraldo    

Um comentário:

  1. O BRASIL DE FATO MUDOU. NUM TEMPO NÃO MUITO DISTANTE - PRIMEIRO DE MAIO ERA DIA DE PROTESTO NO BRASIL E DIA DE FESTA NA EUROPA. HOJE O BRASIL FAZ FESTA E A EUROPA PROTESTA

    ResponderExcluir