quarta-feira, 23 de maio de 2012

Recanto não é Araçá Azul


O mercado do disco nacional mostrou sinais, se não de recuperação, após a avalanche da pirataria, mas de que continua vivo sem ostentar, no entanto, aqueles índices espetaculares de artistas vendendo um milhão de discos. Aquele tempo passou e não voltará. Segundo se informa, estes sinais de lenta recuperação se devem aos desempenhos de vendas alcançados por artistas como Luan Santana, Michel Teló, Aviões do Forró e outros do mesmo falso brilhante. Agora, aqui prá nós, um mercado que se sustenta com a vendagem de artistas como os citados merece é desprezo, ou a pirataria mesmo.

Este mercado do disco em que artistas como Maria Betânia, O Rei, Djavan já atingiram vendas em torno de um milhão de unidades vendidas foi o mesmo que experimentou o maior número de devolução de um lançamento, em razão da sua enorme rejeição tanto da crítica como do público. Tratou-se de Araçá Azul, o disco experimental de Caetano, após sua volta do exílio, onde o baiano radicalizou nos sons, ruídos, gritos, sussurros, falas nordestinas, colagens, sem uma grande canção que o sustentasse, Araçá Azul foi um retumbante fracasso de vendas e voltou ao forno de onde saiu, a sua gravadora. Lembro de ter ouvido o Araçá quando do seu lançamento e guardo o estranhamento que o disco me causou. Hoje ele é cultuado por modernos de todos os matizes, mas na época foi uma porrada que poucos, só os “entendidos”, a quem o disco era dedicado, assimilaram.


Hoje, com o mercado de discos ainda com o pires na mão, vivendo de relançamentos de seu rico acervo, pode experimentar o mesmo grau de devolução e o mesmo fracasso. Trata-se de Recanto, o novo disco de Gal, produzido e composto pelo parceiro Caetano, que se não tem a ousadia de Araçá Azul, foge a um padrão de canção institucionalizado pela Marisa Monte e que é seguido por tantas novas cantoras surgidas no cenário da nossa música. Recanto é radical neste universo, mas tem boas canções, a poesia de Caetano brotando em um ou outro verso e a voz de Gal sem a mesma delicadeza que os anos corroeram, mas que continua bela e extremamente agradável. O contexto em que Araçá foi urdido é bem outro, que não o de hoje onde Recanto foi lançado. A cada dia ouço uma nova ou a mesma canção de Recanto, quanto à Araçá Azul é história, e isto basta a quem soube fazê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário