domingo, 20 de maio de 2012

A volta da Rê Bordosa



Talvez a criação mais famosa do Angeli está de volta. Não pelo traço sempre genial de seu criador, em tirinhas de jornal onde nasceu e aprontou, mas em edição luxuosa da Companhia das Letras.  A Rê Bordosa faz a sua ressurreição em 220 páginas de um livro ao preço de R$64,00, em um cenário bem diferente daquele que viveu como a desbocada e escrota personagem. Angeli matou a Rê Bordosa no final dos anos 90, apesar da lamentação ainda hoje de seus seguidores, após quase 10 anos de muita sacanagem, bebedeira e de cinismo escancarado nas páginas da Folha de São Paulo.
O Angeli buscou em seu desaparecimento, sua morte, a maneira de se livrar de um personagem que pela desenvoltura ficou maior que o seu criador, fugindo de seu controle como uma desvairada cuja camisa de força parecia extrapolar os limites da imaginação do autor. A Rê Bordosa viveu porres homéricos, ressacas incontroláveis, nua dentro de uma banheira, tendo como companhia doses cavalares de vodca e cinzeiros transbordantes de bagas de cigarro.

Juntamente com Os Skrotinhos, Wood & Stock, Bibelô, Meia Oito, Bob Cuspe outras das muitas criações geniais do Angeli, nenhuma alcançou a popularidade e a fama de Rê Bordosa.  Quanto mais bandalha e inconveniência, lá estava Rê Bordosa alheia a tudo em sua volta, exceto o copo de vodca e cigarros, muitos cigarros e o reconhecimento como uma das mais conhecidas personagem do quadrinho nacional. Volta !

Nenhum comentário:

Postar um comentário