quinta-feira, 31 de maio de 2012

Em cima do guarda-chuva, tem a chuva...


Como parte do projeto Sua Nota é um Show, em 2009 a carioca Orquestra Imperial se apresentou no palco da Concha Acústica para delírio de uma platéia que lotou o enorme espaço anexo do Teatro Castro Alves. Aliás, um projeto de sucesso e de real transferência de impostos devidos pelo comercio para várias entidades assistenciais, o Sua Nota é um Show deixou de fazer parte da programação artística da área de cultura do governo. Com a troca de 10 Notas Fiscais ou Cupons Fiscais se tinha direito a um ingresso para shows com nomes conhecidos ou em busca do reconhecimento público de artistas maravilhosos de que a música brasileira é pródiga. Mas, são fatos inexplicáveis das esferas governamentais, acabar com o projeto que permitia o acesso a shows que a maioria dos presentes nestes eventos não teria condições de bancar o preço do ingresso, caso o espetáculo se desse em locais fechados de um teatro, por exemplo.

Estive presente na grande maioria destes shows como o da Orquestra Imperial e sua incrível jovialidade musical em um repertório que privilegiava os grandes sambistas cariocas de um outro tempo, de um outro momento do samba e do morro. Contraditório e envolvente pelo ritmo, pela beleza da música e pela irreverência de seus participantes jovens ou contemporâneos dos sambas que tocavam e cantavam. Conviviam harmoniosamente a juventude de Moreno Veloso, Thalma de Freitas, Nina Becker, Domenico Lancelotti e a experiência do lendário baterista Wilson das Neves e Nelson Jacobina, o eterno parceiro de Jorge Mautner dando a Imperial o toque tropicalista naquela salada musical alegre e dançante.

Pois é este Nelson Jacobina que hoje nos deixa, como mais um que verga a um implacável câncer com o qual lutava há mais de 10 anos. Maracatu Atômico, composto com Jorge Mautner, gravado por Gil e pelo Chico Science, entre outros, bastaria para imortalizá-lo em nossa música, mas a dupla fez muito mais como Lágrimas Negras, O Vampiro, Negro Blues etc.   

Foto: Orquestra Imperial - Jacobina é o da direita na primeira fila, sentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário