terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ah, a solidão vai acabar comigo!


Para alguém que escrevesse este verso, como o da canção Solidão, poderia muito bem ser visto como um ser triste, amargo, feio, depressivo, traído e na mesma linha de outros encontrados em músicas como Fim de caso, Ternura Antiga ou Castigo, já que seguem a mesma pegada nostálgica e solitária. Nada mais errado. A autoria dos versos e das canções é de Dolores Duran, morta aos 29 anos vítima de infarto, tendo como legado de sua breve existência menos de 40 músicas, embora a maioria ou a sua totalidade ocupe o imaginário popular, às vezes sem saber quem é a sua autora.

O livro e trabalho de pesquisa e garimpagem do jornalista Rodrigo Faour, Dolores Duran – A noite e as canções de uma mulher fascinante, desmonta este mito de tristeza, apresentando Dolores como alguém que tomou todas, namorou todos, disse todos os palavrões, era risonha, vaidosa, poliglota, culta e politizada. Mesma sabendo da sua condição de cardíaca, Dolores nunca deixou a noite, os amigos, as farras nem a capacidade de criar belas canções como A noite de meu bem, Ideias erradas, Olha o tempo passando, Pela rua, Não me culpes entre outras.

Com Tom Jobim, com quem compôs algumas poucas canções a música de Dolores Duran conheceu o sol, a luminosidade, a proximidade com a sua maneira de ser, como em Estrada do sol (é de manhã, vejo os pingos da chuva que ontem caiu/ainda estão a brilhar) embora mantivesse a essência do samba canção que era mesmo este aparente baixo astral, este ar “deprê” como em Por causa de você, Se é por falta de adeus, em que as melodias do futuro bossanovista casam com perfeição aos versos de Dolores, que nos deixou tão prematuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário