domingo, 16 de dezembro de 2012

Doces Bárbaros - Atiraste uma pedra.


Atiraste uma pedra, de Herivelto Martins e David Nasser foi uma entre as muitas canções que serviu de munição para o bate-boca musical travado entre o compositor Herivelto Martins e a sua ex-esposa Dalva de Oliveira que também gravou o samba-canção e foi um dos seus grandes sucessos. Foi um disse-disse musical, uma lavação de roupa suja que fez a pauta jornalística de muitas revistas de fofocas que qual uma praga à época também existia.

Maria Betânia, Nelson Gonçalves foram alguns dos interpretes que gravaram a canção e que foi um dos pontos altos do espetáculo Doces Bárbaros que Caetano, Gil, Gal e Betânia rodaram o país, ou parte dele, nos anos 70, comemorando os seus 10 nos de carreira. Como toda gravação ao vivo esta padece dos problemas já conhecidos, principalmente se está em jogo a ainda indomável voz de Betânia, os agudos nem sempre bem colocados de Gal, o microfone de Gil sem o volume ideal para a emissão de sua voz, enfim estes detalhes que em nada comprometem o momento histórico- musical protagonizado pelos baianos.

Esta gravação acontece após a prisão de Gil em Florianópolis, em um episódio bizarro que nem o mais atroz conservador poderia assimilar, já que por armação ou uso mesmo foi encontrado na mochila de Gil um ou dois baseados, que resultou em sua prisão. Esta apresentação decorreu de um efeito suspensivo a sua prisão, que permitia o cumprimento da agenda de shows, mas tendo que retornar ao distrito de onde saiu, tão logo findasse o espetáculo. Os dias eram assim!.

A canção foi divida em quatro partes, cabendo a cada um deles a sua interpretação A Gil coube os versos “Mas acima de tudo/Atiraste uma pedra/Turvando esta água/Esta água que um dia/Por estranha ironia/Tua sede matou” que era uma espécie de recado aos seus algozes, jovens como eles, mas agora representantes da força policial, que em alguns momentos de suas vidas foram saciados com a música nova que se fazia no país da qual Gil era um dos condutores e criadores. A reação da plateia quando Gil entoa os versos sinalizava que o recado tinha sido dado. Música brasileira como nunca.
 
Video: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário