terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bonitinha, mas ordinária.


A turma de concluintes do segundo semestre de 2012 de Escola de Teatro da UFBA, está apresentando nas dependências da própria escola a peça de Nelson Rodrigues, Bonitinha, mas ordinária, que já motivou a sua adaptação para o cinema em mais de uma oportunidade. O trabalho é de encerramento do curso e dirigido por um de seus professores, o premiado e um dos mais talentosos diretores de teatro do estado, Luiz Marfuz, assim como são seus colegas diretores Fernando Guerreiro e Márcio Meireles.

Assisti à peça, quinta feira passada, na escola. Se a história do empresário que tem a filha estuprada por cinco negros e oferece vantagem a um de seus empregados para que se case com a moça é conhecida, o que varia é o enfoque que se dá a mais esta barra pesada com que o autor sempre tratou as mazelas da classe média e suburbana. Não tem contemplação e bota prá lá na exposição desta salvação das aparências, de puxar para debaixo do tapete as vergonhas familiares, da depravação contida por doses de uma religiosidade de ocasião. Nelson Rodrigues era o terror das famílias tradicionais.

O grupo grande de jovens atores dá conta do recado e já se apresenta com caras que ainda vão brilhar na cena teatral da cidade ou fora daqui. Muita entrega e verdade para narrar a hesitação de quem vende seu corpo traindo seus sentimentos, aceitando a certeza da frase de Otto Lara Resende de que “o mineiro só é solidário no câncer” repetida à exaustão durante todo o espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário