quinta-feira, 25 de julho de 2013

Imagina na Copa ou nas Olimpíadas!

O descompasso entre as autoridades responsáveis pela segurança do Papa Francisco, em sua chegada ao Rio foi só o começo de outros desencontros que se sucederão até o final da Jornada Mundial da Juventude.

Terça feira à noite após o primeiro grande encontro religioso na Praia de Copacabana, entre apresentação de bandas, cantores e celebrações, jovens, participantes e peregrinos se viram ao término do evento mais perdidos que cachorro em dia de mudança. Pane no metrô no final da tarde, sem solução durante a noite, fez com que grupos enormes de religiosos se pusessem a vagar pelas ruas e avenidas do Rio, em busca dos ônibus urbanos quando estes, pelo horário, já procuravam o caminho das garagens, sem qualquer atenção àqueles que acenavam nos pontos pedindo a sua parada. Costume aliás que já faz parte de nossa rotina, motoristas que não param nos pontos, mas que devem ter causado espanto e perplexidade aos nossos visitantes. Grupos de religiosos caminhando pela Avenida Brasil e adjacências, tentando chegar em seus locais de alojamento, mais de duas horas da manhã, sem se darem conta do risco que corriam suas vidas, suas integridades, seus pertences.

Convenhamos, não temos estrutura, honestidade política e administrativa, nem capacidade de organização para sediar grandes eventos como os que já estão programados para acontecer por aqui, a exemplo da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio. Grandes eventos por aqui, só mesmo o Carnaval de Salvador, Recife e Olinda e o Desfile das Escolas de Samba do Rio. Mas o Carnaval não conta, por ser uma bagunça que por si só se organiza, pois se o poder público, e mesmo o privado, se aproxima é prá tirar proveito político ou financeiro, “e a gente não precisa/que organizem nosso carnaval/Não sou candidato a nada/meu negócio é madrugada/mas meu coração não se conforma/O meu peito é do contra/ e por isso mete bronca/neste samba plataforma” (João Bosco e Aldir Blanc).

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário