quinta-feira, 15 de maio de 2014

Chá de Panela

Hermeto Pascoal é um desses artistas brasileiros cuja grandeza musical transcende a sua criatividade para além dos instrumentos tradicionais como flauta, acordeom, piano e teclados que ocupa o seu espaço de grande músico. Hermeto vai adiante e busca sons nos utensílios domésticos como bacias, panelas, colher de pau, chaleiras, funil, latas e até caveira de burro, canela de boi tudo que emite som cabe na sua música.

Os compositores Guinga e Aldir Blanc resolveram lhe fazer uma homenagem em um baião cujo titulo é Chá de Panela, gravado por Leila Pinheiro em seu disco Catavento e Girassol, cujo repertório foi todo composto pela dupla Guinga e Aldir. A letra é um achado de boa poesia e humor, próprio da inventividade poética de Aldir, que passeia por este universo de Hermeto em que os mais estranhos objetos ao mundo da instrumentação musical são utilizados em sua música e são homenageados na letra. 

A primeira vez que ouvi a gravação da Leila ri muito, imaginando a cena descrita pelo Aldir Blanc em que aqueles estranhos instrumentos domésticos adquirem vida musical e saem se relacionando com fogões, geladeiras, liquidificadores, farinheira, saleiro, secador numa tremenda zona na hipotética cozinha musical do bruxo Hermeto. Vale a pena ouvir.

Vídeo: Youtube - Leila Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário