terça-feira, 21 de outubro de 2014

Caís


Uma jornalista francesa publicou esta semana no jornal Le Monde, um artigo onde encontra semelhança entre a nova canção de David Bowie, Sue e a música de Milton Nascimento, a bela Caís do disco Clube da Esquina, de 1972, gravada por vários artistas locais e internacionais, como a gravação insuperável de Elis. 

Por ser Milton Nascimento um nome internacional no cenário da música contemporânea, o assunto causou comentários diversos, inclusive da atriz Maria Schneider cuja orquestra participou da gravação feita pelo astro pop inglês. Ela se apressou em se dirigir a Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, confessando a sua admiração por eles e pela música brasileira, mas negando tal semelhança o que poderia se configurar como um plágio.

Ouvi a gravação de Sue, do David Bowie e, são perceptíveis algumas esparsas linhas melódicas que lembram Caís, mas longe de ser uma apropriação indébita, parcial ou total da composição brasileira. Por coincidência, nestas últimas semana que tenho voltado prá casa tenho ouvido os CD,s Clube de Esquina I e II e suas canções maravilhosas que colocam os dois discos como uns dos mais importantes da música brasileira, gravados nos anos 70, a década de ouro da nossa música. 

Vídeo: Youtube (Caís - Milton Nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário