quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O polivalente Nelson 70


O Canal Brasil começou a exibir, ontem, uma homenagem ao jornalista e compositor Nelson Motta, pelos seus 70 anos, através de 08 episódios a cada quarta feira, às 20, 30 hs, intitulado Nelson 70. O programa inicial traçou um rápido panorama do que se passará nos demais, privilegiando o seu lado compositor e entregando estas canções, todas grandes sucessos, a artistas diferentes das suas gravações originais, como Lenine em Certas coisas, grande sucesso de Lulu Santos, seu mais constante parceiro.

Mas será lembrado o seu trânsito em todas as correntes da nossa música desde o seu inicio pela bossa nova, de sua amizade com Roberto Menescal, João Gilberto e Tom Jobim, do apoio ao tropicalismo, assim como à Jovem Guarda, o Rock Brasil nos anos 80 e o seu aval ao pop, cuja expressão maior é Marisa Monte, sua grande descoberta. Um cara multifacetado, conforme se vê.

Esse lado bossanovista pode ser constatado ontem através da bela canção De onde vens, uma parceria com Dori Caymmi na surpreendente interpretação da jovem cantora portuguesa Cuca Roseta em um arranjo à base de violas portuguesas que nos leva ao fado, em grande estilo. Esta acabou sendo a única canção com execução integral, já que o que foi visto com relação aos demais artistas foram fragmentos de ensaios, discussão de arranjos, bate-papo e muitos mimos ao homenageado. Mas os próximos episódios prometem.

Foto: Cuca Roseta

Nenhum comentário:

Postar um comentário