sábado, 25 de outubro de 2014

E se elas fossem para Moscou?

Assisti ontem no Teatro Vila Velha na abertura do 7° Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, o FIAC-Bahia, a peça E se elas fossem para Moscou? com o grupo carioca Cia Vértice de Teatro. O texto é uma adaptação livre da peça As três irmãs do escritor russo Anton Tchekhov em uma linguagem não apenas teatral, mas também cinematográfica a partir de filmagens que ocorrem dentro da apresentação e transmitida ao vivo em um telão para o Cabaré dos Novos, uma outra dependência do Vila, na presença de outra plateia.

A encenação é inquietante e provocadora o que me leva a pensar que seja esta a busca do teatro para a manutenção de um público que oscila entre as grandes plateias e as salas vazias desta admirável arte secular. Não se assiste mais, passivamente, uma representação teatral com o distanciamento entre palco e plateia como forma conhecida do que é mostrado em cena com a cumplicidade do público. Agora, além de pensar a ação, você é também voluntariamente ou não, um ator interagindo com o palco no desenrolar da trama, mesmo que aquilo custe sempre desconforto aos tímidos e desajeitados, como eu. Mas, que seja pela boa ação. Já que não é também o papel dos técnicos e cinegrafistas que atuam na produção do filme e, que em determinados momentos se tornam atores, até em cenas de nudez.

Quanto ao grupo, as três jovens cariocas, Isabel, Júlia e Stella, só aplausos entre risos e lágrimas que comovem com a vida triste e desesperançada das personagens, a ponto de uma explosão em busca da mudança, (vou passar um tempo sem usar esta palavra, tal o seu desgaste neste tempo findo) de horizontes menos sombrios e sem perspectivas. Bom começo para o FIAC-Bahia. Parabéns a Cia Vértice, do Rio.

Foto: Cia Vértice de Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário