quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O melhor lugar do mundo é aqui, e agora

A bonita jovem Miss Ceará, eleita a mais nova Miss Brasil em concurso realizado neste final de semana em Fortaleza trouxe à tona mais um dos muitos preconceitos que de vez em quando se manifesta contra os nordestinos. Do sotaque, ao estereotipo de uma gente feia que habita o Ceará, por exemplo, nada ficou para trás como forma de menosprezo e descaso com todos nos que fazemos, orgulhosamente, parte desta região brasileira. 

Como já se conhece esta gente, é fácil identificar de onde partem as agressões, já que elas se originam sempre da mesma região que imagina ser o centro do país, mas que a cada final de ano chegam por aqui à míngua de nossa hospitalidade, da generosidade de nossa gente, da beleza da nossa região. Mas, como somos diferentes mesmo, não a diferença que aqueles olhos azuis de colonizadores veem, sempre estamos a dispensar a atenção imerecida, o carinho que não carece de retribuição, a abraço fraterno de que somos capazes aos nossos detratores e algozes. 

Podem chegar a casa é sua, pois talvez um dia, ou nunca, aprendam que o melhor lugar do mundo é não ter lugar, onde tudo é de todos, brancos mulatos, pardos e amarelos.

Foto: Miss Brasil 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário