quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Os xenófobos de guarda-pó branco

Este sujeito acima, que desonra a classe médica, foi apenas um, entre tantos outros, que ocupou o centro das capitais e das grandes cidades brasileiras em um movimento promovido pela Associação Médica Brasileira que proponha uma política com ética, embora as inúmeras bandeiras do candidato 45 indicassem que na verdade era uma passeata de apoio a campanha tucana. Tudo bem que se busque uma política calcada na ética, mas aí o apoio ao Aécio pode ser até mesmo uma rima pobre, já que definitivamente não combinam.

A revolta médica tem como centro do protesto o programa Mais Médicos que colocou a serviço da população brasileira profissionais de saúde em locais que os nossos médicos, grande parte formados em universidades estaduais ou federais, relutam em trocar o litoral, o conforto das grandes cidades pelos grotões do nosso país. Conheço depoimento de pessoas simples que foram atendidas pelos “invasores” cubanos como nunca foram por médicos brasileiros, daqueles que não se dispõem a deter por um instante sequer, o seu olhar sobre o corpo enfermo da população carente das pequenas cidades do sertão brasileiro. 

Sei como essa gente se comporta em seus gabinetes refrigerados, nos grandes centros médicos das cidades e, que só esboçam um mínimo de interesse sobre o paciente em sua frente, se o atendimento for particular, aos convênios então, a indiferença de praxe. Há exceções, sempre elas, mas que como sempre servem apenas prá justificar um comportamento que é quase regra. Muito triste.

A xenofobia aos cubanos não é tão somente o ódio pela ocupação de um espaço que, eles os médicos nativos, imaginam ser seu, mas a demonstração da incivilidade, grosseria, da desumanidade que são características do candidato que apoiam, iguais entre os iguais. E pensar que esta gente jurou sua fidelidade ao ideário de Hipócrates é bem mais que hipocrisia é a torpeza do baixo nível que as nossas relações sociais chegaram.

Entristecido, vi participando da passeata dos médicos, na Barra, domingo passado, sobrinhos, amigos, quase filhos, todos eles profissionais exemplares, carregando sua mensagem de apoio ao pretendido pela Associação Médica Brasileira, sua integração à campanha do candidato Aécio Neves, o seu comportamento xenófobo aos cubanos.

Foto: Ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário