quarta-feira, 26 de agosto de 2015

As marolas do mar de Minas

A história é meio novela, meio delírio, mas virou assunto da vez nas cidades da divisa da Bahia com Minas Gerais e reacendeu o sonho dos vizinhos de terem, enfim, um litoral para chamar de seu. Segundo reportagens publicadas esta semana pelo jornal O Estado de Minas, uma faixa do Extremo Sul baiano, com 12 quilômetros de largura por 142 de extensão, pertenceria na verdade ao patrimônio mineiro.

O trecho, por onde passava a extinta Ferrovia  Bahia-Minas, mais conhecida na região como Baiminas, teria sido concedido pelo imperador Dom Pedro II à companhia dona da estrada de ferro. Esta ligava Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, à praia de Ponta de Areia, em Caravelas, cidade turística da Costa das Baleias.

Em 1910, o governo de Minas supostamente comprou as terras, à época hipotecadas ao antigo Banco de Crédito Real do Brasil. Agora, diz o jornal, uma força-tarefa está à cata de documentos para tentar comprovar a existência do que já foi apelidado como “Mar de Minas”. 

Compreendemos a frustração de Minas pela ausência do mar em seu território, mas a história deve ser guardada apenas nas canções que registram o clamor mineiro pelo mar, ou na reverencia da bela Ponta de areia composição de Milton e Fernando Brandt, que fala desta estrada que ligava Minas ao mar. Só isso, já que Porto Seguro Arraial D’Ajuda, Trancoso, além de Salvador continuam de braços abertos aguardando vocês.

Fonte Satélite

Nenhum comentário:

Postar um comentário