sábado, 22 de agosto de 2015

Los Micrófonos

Mais um evento cultural movimenta a cidade este final de semana com uma programação intensa no Teatro Gregório de Matos e Espaço Cultural da Barroquinha, além do suporte gastronômico do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. É o IC9 - Interação e Concetividade - em sua 9ª edição com espetáculos de teatro, música e dança.

Ontem, por exemplo, vi no Gregório de Matos a apresentação do duo espanhol, Jorge Dutor e Guillem Mont, em Los Micrófonos. Imagino a dificuldade dos atores em apresentações para espectadores cuja língua não seja a sua, e mesmo que haja o entendimento do que é dito em cena, por parte da plateia, a empatia do espetáculo com o público é esparsa. Diferentemente da música que é algo sensorial, que nos absorve e emociona ainda que não saibamos uma palavra sequer do que é pronunciado.  

Imagino que para driblar esta dificuldade de comunicação, os espanhóis partiram para o deboche ao citar exaustivamente, em entonações diversas, nomes de personalidade do mundo pop e artístico, imprimindo um tom dramático nesta repetição como se fosse um diálogo de uma grande dramaturgia. Vem daí a interação com a plateia e seu riso nestas citações coreografadas em que os nomes de Celine Dion (hilária), Amy Winehouse, Justin Timberlake, Alejandro Sanz (riso solto) Kurt Cobain, Shakira e até Xuxa são ditos entre expressões de alegria ou desespero. Muito engraçado.

Foto: Los Micrófonos

Nenhum comentário:

Postar um comentário