terça-feira, 25 de agosto de 2015

As uvas do Morro

Morro do Chapéu se prepara para expandir o cultivo de uvas e tornar-se a nova fronteira para produção de vinhos no Nordeste. O plantio de uvas começou em 2010 a partir de uma parceria entre produtores, prefeitura, governo estadual e a União das Cooperativas da Região de Champanhe, na França, num investimento inicial de R$ 350 mil.

Foram colhidas três safras, numa área experimental de 1,5 hectare (pouco mais de uma quadra). Os resultados entusiasmaram enólogos e produtores, que já plantam para fins comerciais. As condições climáticas e de altitude são ideais para uvas de boa qualidade. Morro do Chapéu é um município situado a 1.200 m acima do nível do mar e recebe duas vezes mais chuva que Petrolina e Juazeiro, principal polo vinícola do Nordeste

Com uma temperatura média anual é 19°C, semelhante à da região de Bordeaux, com amplitude térmica diária de 6°C a 32°C. A primeira colheita comercial deve ocorrer em dois anos. Na fazenda Progresso, uma das maiores da região, está sendo plantados 14 hectares. Falta ainda atrair vinícolas. 

A chapada deve focar vinícolas de pequeno e médio porte para produzir vinhos de qualidade, afirma o idealizador do projeto, Jairo Vaz. A ideia não é concorrer com o Vale do São Francisco, que produz 7 milhões de garrafas por ano, mas complementar a produção de lá.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário