terça-feira, 28 de agosto de 2012

Calma violência, violência calma!


As torcidas do Fluminense, Vasco, Cruzeiro e Atlético Mineiro protagonizaram, neste final de semana, mas um espetáculo de selvageria que nos envergonha, nos entristece como esportistas. É próprio do futebol, as discussões, o desencontro de opiniões, momentos de puro fanatismo, vozes estridentes, atitudes aguerridas, mas que entre civilizados, amigos ou junto aqueles que se respeitam e respeita acaba em samba ou em Brahma.

Os clubes de São Paulo, em especial Palmeiras e Corinthians através da Mancha Verde e Gaviões da Fiel, com a estrutura e a ousadia que têm, devem ter sido as percussoras desta praga que são as torcidas organizadas, que estranhamente são alimentadas pelas diretorias dos clubes que usam estes bandos como massa de manobra para os seus projetos políticos. O banimento destas torcidas organizadas dos estádios, prisões, processos contra estes elementos pelas autoridades judiciais parecem não impedir que novas gangues se digladiem a caminho ou próximos dos locais dos jogos em dias de grandes clássicos.

E hoje, em qualquer local destes jogos de multidões, em qualquer parte do país, podem acontecer esta guerra de torcida como em Salvador, onde as torcidas do Bahia e Vitória, em dias de clássicos, com a Bamor e Os Imbatíveis, promovem escaramuças, correrias, gás lacrimogêneos, spray de pimenta, cacetadas, prisões, mas morte, felizmente, ainda não. Mesmo que o fato não inviabilize ações mais enérgicas contras estes maus elementos que se travestem de torcedores, esportistas para fomentarem brigas, agressões e mortes, tudo isto pensando nos grandes eventos que o país irá patrocinar em breve.

A Inglaterra conseguiu colocar os “hollings”, bando de baderneiros bêbados e truculentos para o lugar que merecem, a cadeia, longe dos estádios, assim como os holandeses com seus bêbados briguentos e mal-educados. O mesmo podemos fazer por aqui, pois o futebol merece uma plateia como aquela que vimos nas piscinas, quadras, campos de Londres, nas Olimpíadas deste ano, sem estes bárbaros que mancham os princípios do esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário