quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O atleta errado no lugar certo.



A revista americana Forbes, cujo foco é o mundo dos negócios, dos poderosos e dos ricos, voltou seus holofotes para a figura de Neymar, afirmando que o jogador santista tem uma despesa superior aos seus ganhos, o que em pouco tempo poderá lhe inviabilizar financeiramente. A ser verdadeiro o rol das despesas e gastos do rapaz não haverá salário, nem cachês publicitários, nem clipe de cantor sertanejo universitário (a que ponto chegaram as universidades...) para fazer face a gastança.

O interesse neste momento é outro, ele remonta a conquista paulista do título em 2010 pelo Santos e seu ataque arrebatador e mágico com Robinho, Ganso, André e Neymar, onde os caras jogavam como se fossem peças de videogame.  Tudo dava certo, tudo era encantador e acima de clubismos e paixões. Havia ali, a essência do futebol brasileiro, um misto de habilidade, técnica refinada e da malandragem nacional, menos as comemorações da serie infindáveis de gol, com dancinhas previamente ensaiadas e uma atitude claramente de humilhação ao adversário tombado. Era visível estas intenções desmoralizantes, revelando que Neymar tinha que aprender muito ainda como esportista e muito mais como homem, como cidadão.

Ontem, na partida contra o Barcelona de Itinga, na Vila Belmiro, a quem nem gostaria de me referir, a cena patética da comemoração do seu primeiro gol, gol de Neymar, e do Santos foi visível o seu chamamento para a execução daquilo que haviam preparado na concentração ou no treinamento no dia anterior, como comemoração ao gol marcado. Na sua expressão e nos passos da coreografia havia uma superioridade afrontosa, como se os gols de uma implacável goleada fossem surgindo no momento que ele o maestro e coreógrafo quisesse. E eles os gols não vieram, muito pelo contrário, como não vieram na final das Olimpíadas de Londres, contra o México onde sua pálida e covarde figura é algo prá não se esquecer jamais, pois 2014 bate à porta.  

Foto: Neymar e amigos (fazendo o que gosta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário