quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Atrás do Porto tem uma cidade.


A semana passada em Salvador, almoçando em um restaurante no Comércio observei, um pouco tardiamente, já que não era tão nova assim aquela situação, os imensos galpões que aprisionavam e impediam a bela visão da Baia de Todos os Santos, tinham vindo abaixo, dando lugar a um tapume de metal por toda a sua extensão. Era o projeto de requalificação do Porto de Salvador, dando lugar à construção de um Terminal de Passageiros para as grandes embarcações, navios de turistas que nos visitam a cada temporada de verão e também em outras ocasiões.


A área é muito grande, tanto que os dois primeiros galpões, devido a sua localização, próximo ao Centro Náutico, serão transformados em um moderno centro de recepção, repartições federais como Receita Federal, Policia Federal, alem da Anvisa, centro de lazer, com jardins, restaurantes, lanchonetes, lojas com acesso para passageiros em trânsito e visitantes em geral. As obras já foram iniciadas e serão entregues em maio de 2013, àquelas referentes ao Terminal de Passageiros já que as instalações para o embarque e desembarque de contêineres e toda a infraestrutura também parte do projeto terão seu andamento sem a prioridade do Terminal, uma das obras a serviço de eventos como a Copa das Confederações e Copa do Mundo.


Será uma área pública unindo o Porto à cidade. Mas haverá um limite, não vai ser possível chegar até a beira do mar, por questões de segurança, mas quem chegar ao Terminal da França, avenida onde está localizado o equipamento, terá acesso a uma vista extraordinária, das muitas que a cidade é prodiga.

Terminal de Passageiros - Maquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário