quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Meninos do Brasil

Em casa, neste final de semana, voltei aos CDs e ao seu manuseio, em busca daqueles que há tempos não ouço, para transformar algumas faixas em MP3 como companhia sonora em minhas viagens e caminhadas habituais. Encontrei entre eles um CD de Moraes Moreira ainda envolto com o papel transparente, sinalizando a sua falta de uso e de algum presente que devo ter recebido e que não tive o devido cuidado de abri-lo. Talvez por se tratar de uma coletânea com as faixas mais representativas de sua carreira solo, após deixar os Novos Baianos e que embalaram (mesmo) muitos dos nossos carnavais nos anos 80. Estava tudo ali, entre saudade e prazer, Pombo Correio, Chão da Praça, Pessoal do aló, Coisa acesa, Grito de Guerra, Revoada entre outras não carnavalescas, mas que foram ouvidas intensamente, também.

Chamou a minha atenção a faixa Meninos do Brasil, que não me lembro de ter ouvido, nem ter guardado na memória a sua letra e melodia. De modo curioso o poeta Abel Silva, o letrista, lista nomes dos filhos dos amigos e dos integrantes dos Novos Baianos como “os Amaros, Morenos e Davis/Os Pablos, Pedrinhos/Todos esses guris/Vão botar prá quebrar/Lá pelo ano 2000”. Se não chegaram a quebrar, alguns deles se tornaram músicos criativos, a exemplo de Davi Moraes, filho de Moraes, que tentou carreira solo e por muito tempo fez parte da banda de Marisa Monte. Do mesmo modo, foram estes passos trilhados por Pedro Baby, filho de Pepeu e Baby, guitarrista excelente como Pepeu e faz parte da banda que acompanha sua mãe, Baby Consuelo e, mais recentemente foi destaque na banda que acompanhou Gal, sem seu show Recanto

Assim, como Moreno Veloso, filho de Caetano, que é músico e produtor musical, além de vocalista da Orquestra Imperial uma reunião de estrelas das mais variadas tendências, com foco na música brasileira tradicional, sendo que cada um mantém trabalho paralelo e diferenciado como Rodrigo Amarante, Nina Becker, Wilson das Neves, Thalma de Freitas, Moreno Veloso, Pedro Sá e muita gente mais. 

Fotos: Filhos dos Novos Baianos c/Baby

Nenhum comentário:

Postar um comentário