Um dos episódios mais curiosos da nossa música
e, parte do documentário Uma noite em 67,
que cobre o encerramento do III Festival da Música Popular Brasileira
da TV Record, em 1967, narra a realização
de uma desastrada passeata contra as guitarras elétricas. Não se sabe qual a
motivação deste frente ampla em defesa da música brasileira, que pelo olhar estrábico
e xenófobo de seus organizadores e participantes estava na iminência de ser
estuprada pelos sintetizadores e pela eletrificação do som. Uma bobagem, contra
a qual Caetano, Gil e os
tropicalistas se insurgiram e trataram de brandir suas guitarras frente à
corrente do atraso e da ingênua trincheira pela salvação das glórias nacionais.
Que Elis,
Edu Lobo, Sérgio Ricardo, Geraldo Vandré, Zé Keti, Jair Rodrigues e outros
mais protestantes tenham tido, não se sabe delegado por quem, o pretenso
encargo de velar pela pureza da música brasileira, era compreensível, mas não
menos famigerado. Mas, que Gil tenha
seguido esta procissão, logo ele que já estava com os ouvidos atentos a Beatles, Jimi Hendrix, Jefferson Airplane,
Rolling Stones e com ideias modernizadoras para a nossa música, tenha
participado daquela patacuada, causa estranheza. Dizem que ele foi atraído por Elis, por quem estava apaixonado e,
estas coisas do coração quase sempre atropelam o bom senso e a razão. Bem fizeram
Caetano e Nara que da janela de um
quarto de hotel viram seus colegas desempenharem um papel de triste lembrança.
Não se sabe se desiludido com Elis, o futuro tropiclista Gil, caiu de boca, neste mesmo ano,
sobre as guitarras elétricas ao levar os Mutantes
para dividir com ele a apresentação de Domingo
no Parque em uma primorosa performance naquele festival, com arranjo
antológico de Rogério Dupárt e
conquistar o segundo lugar. Daí em diante a história se encarrega de não mais
delimitar terrenos e sinalizar que nossa música estava enfim alforriada, sem amarras, sem
sinto de castidade, com os pés na modernidade, como a Bossa Nova já tinha indicado o caminho.
Fotos: Ilustrativas
Fotos: Ilustrativas
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