quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Tereza da praia num Papo de esquina


Da vasta obra magistral de Tom Jobim voltei a ouvir, recentemente, Tereza da praia, em parceria com Bily Blanco, que é um diálogo interessante entre dois rapazes que imaginam ter conquistado a mesma garota. A interpretação de Lúcio Alves e Dick Farney realça ainda mais este papo curioso entre amigos a medida que vão desfilando características da jovem. 

“Que corpo bonito/que pele morena/que amor de pequena/amar é tão bom”, enquanto o outro enamorado revela que ela tem “um nariz levantado/os olhos verdinhos/bastante puxados/cabelo castanho/e uma pinta do lado” o que não deixa dúvidas quanto a estarem falando da mesma “pequena”. Pois, “o verão passou todo comigo” o que o outro responde sem qualquer surpresa “e o inverno imagina com quem”, para enfim concluírem que a Tereza é da praia e não é de ninguém. Perfeito.

Muito tempo depois Roberto e Erasmo Carlos compuseram Papo de Esquina que já é uma linguagem mais moderna em um diálogo também em torno de uma mesma conquista, em que as evidências vão sendo construídas para um desfecho com duas garotas muito parecidas, mas com claras semelhanças físicas. “Ela gosta das flores que eu mando/ e o cartão que escrevo, sorri quando lê/A minha sua flor no cabelo/será que não é do mesmo buquê?” Mas, fiquemos com a originalidade e a beleza de Tereza da praia.

Vídeo: Youtube (Tereza da praia - Lúcio Alves e Dick Farney)


Nenhum comentário:

Postar um comentário