domingo, 11 de janeiro de 2015

Uma tigresa

Nelson Motta, mesmo aos 70 anos, continua agitando a cultura. Na sua coluna no “Jornal da Globo” sobre as musas que inspiraram as mais belas canções da MPB, ele disse que a atriz Zezé Motta inspirou Caetano Veloso no clássico “Tigresa”, de 1977.

Até então se dizia que Sônia Braga tinha sido a fonte inspiradora dos versos “Uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel/ Uma mulher, uma beleza que me aconteceu/ Esfregando a pele de ouro marrom do seu corpo contra o meu.” Sônia Braga, na verdade, foi a musa de Caetano em uma viagem romântica de trem do Rio a São Paulo que inspirou “Trem das cores”, diz Nelsinho. Zezé Motta ficou naturalmente lisonjeada com a revelação deste velho segredo da MPB.

“Foi um presente lindo no início de 2015 saber que fui a musa inspiradora de ‘Tigresa’. Na época, quando essa inspiração era boato, eu ficava tímida sobre o assunto”, diz Zezé. Só que o baiano Caetano Veloso resolveu botar aqui um bocadinho mais de pimenta malagueta nesta história. “A música ‘ Tigresa’ foi escrita na época da Dancing Days (discoteca). Zezé tinha as unhas pintadas de preto. A figura física da ‘Tigresa’ veio muito mesmo de Zezé. E ela sabe disso.

Mas a canção não é sobre ela só. Tem muito Sônia e pensamentos sobre as mulheres daquele tempo. Faz anos, me fizeram essa pergunta numa revista e eu disse que tinha Zezé e Sônia, mas também muitas outras mulheres. Finalmente, eu preferia fazer como Flaubert (que disse ‘Madame Bovary c’est moi’): a ‘Tigresa’ sou eu”, diz Caetano.

Fonte: Anselmo Gois

Nenhum comentário:

Postar um comentário