sexta-feira, 17 de julho de 2015

O Maracanazo

Uma marca, uma data, prá se esquecer, mas ela insiste que não e entrou para a história de nosso futebol como o Maracanazo. A perda do titulo mundial, em 1950, em pleno Maracanã, em lotação máxima ou bem além disso, para o Uruguai, doeu fundo na alma brasileira e ainda hoje faz sofrer os que sobreviveram e aqueles que apenas ouvem história daquele dia 16.07.1950.

A nossa seleção era arrasadora com goleadas monumentais sobre a Suécia e Espanha e partidas brilhantes contra México e Iugoslávia, por exemplo. Por outro lado o Uruguai vinha se arrastando de fase em fase até chegar a final contra o Brasil, que precisava de apenas um empate para a consagração.

A seleção brasileira fez o primeiro gol no inicio do jogo e marcou o inicio também da festa pelo país, mesmo com o empate uruguaio ainda no primeiro tempo. O desastre viria aos 34 minutos do segundo tempo, com o gol de Ghiggia levando um país às lágrimas, ao choro inconsolável, muito mais que o 7 x 1 alemão possa doer para as novas gerações. Ontem, 65 anos depois, faleceu Ghiggia, o único remanescente daquela seleção campeã, em uma estranha coincidência.  

Foto: O novo Maracanã

Nenhum comentário:

Postar um comentário