Creditar a densidade dramática do filme A Busca à interpretação sempre convincente de Wagner Moura (Théo) é um argumento simplista que não leva em conta toda estrutura psicológica da trama onde o seu pequeno núcleo formado por Mariana Lima (Branca) e pelo garoto Brás Antunes (Pedro) compõem um todo coeso e interligado. Filho de um pai ausente, Théo (Wagner Moura) também se torna para o seu filho Pedro (Brás Antunes) um pai distante e atormentado por crises conjugais a que o espectador é apresentado como chamado a interagir nesta história. É neste ambiente de um casamento prestes a ruir que Pedro, próximo de comemorar 15 anos, sai de casa para não voltar.
A partir daí o filme justifica o título pela
busca desesperada do pai a tentar recolher pelo caminho vestígios de passagem
de Pedro pelos mais inusitados
lugares ao tempo que experimenta situações inimagináveis para um médico bem
sucedido e para quem supõe ter as rédeas da vida. Não tem. E esta fragilidade física
e emocional é mostrada como aprendizado em episódios como o transporte de seu
carro em uma balsa para atravessar um rio, ou no seu encontro com um tratorista
que ele descobre usando a camisa de Pedro
e a sua perseguição a este trabalhador que foge pensando tratar-se de um fiscal
da prefeitura. As situações têm um pouco de comicidade, mas são reveladoras de um busca interior do personagem Théo e de um sofrido aprendizado . São destas migalhas deixadas
por Pedro ao longo do caminho que o
pai alimenta a busca e reflete sobre a perda deste filho que se deu bem antes
dele abandonar a casa para esta aventura que perpassa todo o filme.
É uma nova vertente para o cinema brasileiro,
este drama psicológico e tenso onde o humano e suas dificuldades existenciais
toma a cena e desenvolve um filme quase perfeito e que mantém o espectador
preso aos seus desencontros e encontros. A destacar a bela canção Olha prá mim, que finaliza o filme,
composta por Arnaldo Antunes e
interpretada por ele e seu filho Brás
Antunes que vem ser o garoto Pedro
do filme. Vale ver A Busca.
Foto: Wagner Moura
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